terça-feira, 14 de setembro de 2010

Yves Klein


Yves Klein (Nice, 28 de abril de 1928 - 6 de junho de 1962) foi um artista francês e é considerado uma figura importante da arte européia após a Segunda Guerra Mundial. 
Klein elaborou e se apropriou de um pigmento industrial azul, propondo-o como arte, e o utilizou para revestir diversos objetos, para produzir telas e para realizar suas célebres performances intituladas “Antropometrias”, em que ele usava mulheres nuas como pincéis vivos para pintar em grandes telas. Cobria com pintura azul a uma série de modelos femininas e as estampaba contra o lienzo deixando assim a imprompta do corpo nu do modelos sobre a teia, as usando como se fossem "pinceles viventes". Outras pinturas que seguem este mesmo método de produção incluem as "gravações" de chuva que Klein fazia conduzindo baixo a chuva a 110 quilómetros por hora com um lienzo.
Com esta mesma denominação levava uma tela devidamente pintada, com tinta fresca no capô do carro em um dia de chuva, por 100 km, deixando a chuva “construir” a composição – em outras vezes “Pintava” com maçarico, queimando a tela. O matiz azul intenso, que ele patenteou como International Klein Blue (IKB, =PB29, =CI 77007), embora a cor jamais tenha sido produzida comercialmente.
Concentrou-se nos matizes azuis de muita intensidade batizando-os de Azul Klein – Fora dos padrões convencionais da Pintura, utilizou esponjas como esculturas, ou ainda, partindo de uma lona no chão.
A fase mais marcante de Yves Klein foi, sem dúvida, a Época Azul, onde ele na “Busca da infinitude” tenta “unir o céu e a terra”. É nesta época que se aprofunda sua busca monocromática (agora apenas com o azul).


Fontes de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yves_Klein 
http://pt.wikilingue.com/es/Yves_Klein#Estilo_e_Filosofia